terça-feira, julho 29, 2008

A Saga da Volta (Ep.12): A Primeira Derrota

Acabou. O Corinthians não é mais invencível no Brasileiro.

O Algoz da tarde de sábado foi o Bahia, que derrubou o Alvinegro em casa com um gol solitário. O clássico entre os dois campeões da Serie A levou 36 mil pessoas ao Pacaembu, que assistiram a um Corinthians errando demais os passes e as finalizações. Além disso, viu o goleiro Felipe, que declarou durante a semana "odiar" a equipe baiana, falhar feio.

Logo aos 9 minutos, falta pela direita que o meia baiano Elias cobrou para a área. A bola fez uma curva e o camisa 1, que estava um passo adiantado, foi encoberto. "Foi falta de atenção minha, por isso pedi desculpas aos meus companheiros", disse o goleiro no intervalo do jogo.

A torcida não desanimou e continuou empurrando o time, que errava passes fáceis e pecava nos cruzamentos, principalmente com Denis. Em poucos lances o Corinthians levava perigo, e o melhor lance veio aos 37 minutos, quando a triangulação Herrera, Elias e Lulinha terminou com o camisa 19 acertando a trave dos baianos.Aos 46, o grito ficou preso na garganta alvinegra mais uma vez. Lulinha recebeu lindo passe e ajeitou na área. Acosta chegou na frente de Herrera e concluiu muito mal.

Para consertar as falhas do time, Mano antecipou seu plano de usar Douglas nos 30 minutos finais e o colocou no lugar de Lulinha na volta do intervalo. Aplaudido desde sua entrada em campo, o camisa 10 logo elevou a qualidade da armação. Porém a conclusão das jogadas continuou deficiente, bem como os erros de passe. Eduardo Ramos foi o campeão de passes errados, e foi vaiado ao ser substituído por Wellington Saci.

Já o Bahia fez de tudo para conservar a vantagem. Na defesa, conseguiu anular grande parte das jogadas ofensivas do Corinthians. Mas o grande artifício dos visitantes foi o famoso "cai-cai". Durante toda a etapa final, os jogadores caíam em qualquer dividida, enervando ainda mais a partida e os torcedores.

No fim, Mano promoveu a estréia do jovem atacante Careca. Aos 44 minutos, ele conseguiu desviar cruzamento da direita e viu a bola parar nos pés de Acosta, mas o uruguaio teve a finalização defendida por Darci. Aos 47, Careca teve a última chance: recebeu pela esquerda e bateu cruzado, perdendo grande oportunidade.

E assim caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. As 11 rodadas de invencibilidade serviram para deixar o Corinthians com 27 pontos, 3 a mais que o segundo colocado. A torcida está apreensiva, pois o próximo duelo é contra o Ceará, fora de casa.

Nenhum comentário: